Acompanhe as novidades

Conheças as 6 cirurgias plásticas faciais mais procuradas no Brasil

Conheças as 6 cirurgias plásticas faciais mais procuradas no Brasil

Segundo dados coletados pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica e Estética (ISAPS), no ano de 2018 a busca por cirurgias plásticas foi muito grande, sendo que a quantidade de procedimentos realizados alcançou o número extraordinário de 450 mil apenas em cirurgias plásticas faciais.

Neste texto vamos falar sobre as 6 cirurgias plásticas faciais mais comuns em território nacional, quais são as características de cada uma, os procedimentos para o pré e pós-operatório e como se preparar para passar por esse tipo de intervenção. Boa leitura!

1. Otoplastia ou a correção das chamadas "orelhas de abano"

Esta operação é muito comum e visa corrigir as popularmente conhecidas como "orelhas de abano". É uma cirurgia considerada simples e que necessita de exames comuns a quaisquer cirurgias, sendo elas plásticas ou não. Os exames pré-operatórios necessários são o de sangue e o de coagulação.

O procedimento é realizado com a retirada da cartilagem extra da região, sendo a orelha reposicionada mais próxima à cabeça. Esta é uma cirurgia bem comum também em crianças, no entanto, os profissionais da área recomendam que esta seja feita apenas a partir dos 5 anos, afinal, é importante que a orelha já esteja quase totalmente desenvolvida para que não corra o risco de o processo reverter ou mesmo acontecer outros problemas.

Para a realização do procedimento e da internação são necessárias de 8 a 12 horas, sendo que após esse período a recuperação é rápida e as atividades comuns podem voltar ao normal em poucos dias. Assim como outras cirurgias, pode haver certo desconforto após o procedimento, mas este é mínimo.

2. Mentoplastia ou harmonização do rosto

Este é um procedimento que tem se tornado mais comum com o passar do tempo. Consiste na harmonização das linhas do rosto para que fique com uma aparência mais consistente. A mentoplastia precisa de diversos exames pré-operatórios uma vez que vai mexer com os ossos do rosto, sendo a análise facial e odontológica alguns deles.

Esta cirurgia pode diminuir ou aumentar o queixo objetivando a harmonização do rosto. A análise facial verifica as proporções do queixo com o nariz e então verifica-se a necessidade de aumentar ou diminuir o queixo. O procedimento pode ser feito de três formas: ortognática, uso de Porex ou prótese de silicone.

O procedimento feito de forma ortognática consiste na manipulação do maxilar e da mandíbula para que estes fiquem mais harmônicos em relação à arcada dentária. O uso de Porex consiste na implantação de material polietileno biocompatível e visa aumentar o queixo. A prótese de silicone, por sua vez, é indicada para pessoas que querem alongar o queixo, assim é feita a inserção de uma prótese no local.

3. Facelift ou rejuvenescimento da pele facial

Esta cirurgia pode durar de 12 a 24 horas, e visa diminuir os sinais de envelhecimento com a eliminação da flacidez localizada na face, nariz e pálpebras. Este procedimento está entre os três mais populares no Brasil e necessita de alguns cuidados específicos para que os efeitos sejam duradouros.

A recuperação e cuidados pós-operatórios para esta cirurgia costumam ser indolores, no entanto, é preciso se manter longe dos raios solares para que a pele não seja tomada por manchas. Além disso, é comum que nos dias e até semanas após o procedimento o rosto apresente inchaço onde houve a intervenção, porém, este inchaço diminui com o tempo.

Uma das vantagens mais desejadas com a realização do facelift é o rejuvenescimento, sendo possível diminuir a aparência em 10 ou 15 anos. No entanto, é importante lembrar que cada paciente e cada tipo de pele funciona de uma determinada maneira e, portanto, pode apresentar resultados diferentes.

4. Blefaroplastia ou rejuvenescimento das pálpebras

O aspecto das pálpebras interfere bastante na harmonia facial. Rugas e gordura nas pálpebras faz com que o rosto pareça mais cansado, podendo até mesmo interferir na abertura dos olhos. Este procedimento é realizado para melhorar isso e corrigir esses aspectos de forma que o rosto pareça mais jovem e harmônico.

A blefaroplastia é utilizada tanto para fins puramente estéticos quanto para corrigir o problema da pálpebra caída. É um procedimento mais comum em pessoas acima dos 40 anos e visa também o rejuvenescimento do rosto. É possível realizar a cirurgia tanto na pálpebra superior quanto na inferior.

Os exames solicitados são os de sangue e de coagulação sendo necessário que o paciente esteja em jejum por no mínimo oito horas antes do procedimento. Este não dura muito tempo, sendo a média entre 40 minutos e 1 hora e meia.

5. Rinoplastia, uma cirurgia para fins estéticos ou respiratórios

Esta é outra das cirurgias mais comuns procuradas por brasileiros. Consiste na redução ou aumento das estruturas nasais para que o paciente possa ter um sistema respiratório mais funcional ou então para fins de estética. Diminuir ou aumentar o nariz também é um procedimento que visa a harmonização facial.

Os cuidados pós-operatórios envolvem a utilização de curativos pelo período de aproximadamente 7 dias, evitando sempre os raios solares e o calor excessivo para que não se comprometa o procedimento. Inchaços são comuns no pós-operatório, mas com o tempo eles diminuem.

Um ponto importante é que a rinoplastia não permite que o paciente escolha o formato do nariz, afinal, este deve ser moldado de acordo com diversos fatores, incluindo o efeito de harmonização em relação ao todo, ou seja, ao resto da face. Assim, cada pessoa que desejar realizar a rinoplastia deve estar ciente de que nem todos os tipos de nariz podem combinar com seu rosto.

6. Bichectomia ou afinamento do rosto

A cirurgia plástica permite que alguns detalhes do rosto que foram herdados pela genética sejam retirados com cirurgias plásticas. A Bola de Bichat ou "Buccalfatpad" recebeu este nome em referência direta àquele que a descobriu, o anatomista Marie François Xavier, e trata-se de uma bola de gordura localizada nas bochechas e que pode ser removida de acordo com os procedimentos estéticos.

A bichectomia inicialmente integrava as cirurgias relacionadas à odontologia em procedimento relacionado aos padrões de mastigação, no entanto, hoje em dia esta tem sido feita exclusivamente com fins estéticos. No entanto, é preciso fazer uma análise facial para verificar se este procedimento pode dar bons resultados, afinal, ele não fica bem em todo mundo.

Alguns tipos de rosto se beneficiam esteticamente deste procedimento, porém outros podem apresentar um aspecto envelhecido. As bochechas estão em constante movimento e, por isso, necessitam de colágeno suficiente para não produzir mais rugas. No entanto, quando se retira a gordura presente pode ser mais complicado manter o aspecto rejuvenescido de antes.

Como vimos, as cirurgias plásticas faciais são procedimentos cada vez mais solicitados pelos brasileiros, independente do gênero. Porém, é importante realizar pesquisas extensas sobre cada uma delas, além de buscar sempre a melhor opção no que concerne aos profissionais envolvidos, para que se possa minimizar intercorrências indesejáveis.

Agora que já sabe quais são as cirurgias plásticas faciais mais comuns no Brasil, o que acha então de agendar o seu atendimento? Clique aqui e fale com a gente, tire todas as suas dúvidas sobre os procedimentos realizados na clínica do Dr. Petrônio Fleury.

Assine nossa Newsletter

Receba nossas novidades e mantenha-se informado.