Acompanhe as novidades
Lifting de braço: quem deve fazer?
Antes de fazer qualquer cirurgia plástica o paciente deve entender para o que é ela e se ela será uma alternativa para o seu problema. O lifting de braço, ou braquioplastia, é a cirurgia plástica que retira o excesso de gordura, flacidez ou pele abaixo dos braços.
Muitas pessoas têm vergonha de usarem roupas que mostrem os braços ou de movimentar eles, essa cirurgia nesses casos é uma solução.
Posso fazer essa cirurgia?
Pessoas que sofreram percas bruscas de peso, os membros superiores costumam apresentar um excesso de pele e flacidez. Também pode ocorrer em pessoas que tenham predisposição genética para flacidez, o que geralmente acontece após o envelhecimento.
O lifting de braço é recomendado para adultos que estejam com o peso estável e saudáveis, não fumantes, não pode apresentar doenças que prejudiquem a cicatrização ou que possam aumentar o peso após a cirurgia.
Como é feita a cirurgia?
- Anestesia
A anestesia é feita, podendo ser sedação intravenosa ou anestesia geral, o cirurgião plástico irá recomendar a melhor opção para o paciente.
- A incisão
A incisão dependerá do excesso de pele a ser removido e costuma ser feito na parte interior ou de trás do braço. A decisão do quanto será removido será feita pelo médico, que irá analisar o que deve ser retirado para ter o melhor resultado possível.
Em alguns casos é necessário a retirada de gordura, assim ela será retirada ou lipoaspirada. Após o procedimento a incisão é feita com suturas internas e com o tempo a pele é suavizada ao longo do novo contorno do braço.
- Pós-operatório
O paciente deve seguir todas as recomendações médicas, ele deve manter repouso nos 14 primeiros dias. Evitar sol ou friagem nas primeiras duas semanas, evitar forçar o braço para levantar ou deitar.
Em alguns casos os pacientes no segundo dia já podem realizar a sua alimentação usual, em alguns casos é recomendado pelo médio o aumento da ingestão de proteína e vitaminas.
Após a retirada dos pontos o paciente deve permanecer com o micropore por mais duas semanas e massagear as cicatrizes com o creme receitado pelo médico durante 3 meses.
Só deve-se utilizar analgésicos recomendados pelo médico e no prazo em que ele estipular. Também não recomendado que a pessoa que operou dirija antes de quatro semanas.
O resultado final é visto após 12 meses e o paciente deve tirar todas as suas dúvidas com o médico, além de informar sobre eventuais mudanças.
- Drenagem linfática
Após o procedimento o cirurgião plástico irá recomendar que, alguns pacientes, façam drenagem linfática para retirar o acúmulo de líquidos e ajudar a modelar o braço.
Essa cirurgia pode apresentar alguma complicação?
Como toda cirurgia plástica o lifting de braço pode apresentar algum risco, como: a cicatriz não ficar da forma que o paciente deseja, dormência e mudança na sensibilidade da região, assimetria da região, necrose da pele, inchaço ou reação à anestesia.
Após pouco tempo a área operada pode retornar à aparência da flacidez, pode ser necessário uma nova cirurgia para corrigir falhas.
A realização de uma cirurgia plástica deve ser um desejo pessoal de cada indivíduo e realizada por um bom profissional, a honestidade entre paciente e médico deve ser primordial para que os resultados desejados sejam alcançados.
O paciente deve seguir todas as recomendações médicas e sempre informar o médico caso perceba alguma mudança que não estava prevista. Se você deseja realizar esse procedimento médico, agende um atendimento e tire todas as suas dúvidas com o Dr. Petrônio Fleury.