Acompanhe as novidades
Saiba mais sobre o procedimento de abdominoplastia
A abdominoplastia tem se tornado popular no Brasil, além de ser amplamente discutida no contexto da cirurgia plástica. O procedimento remove o excesso de gordura e de pele da região abdominal e restaura músculos enfraquecidos ou separados, resultando em um abdômen bonito e tonificado.
Entre os fatores que contribuem para a flacidez abdominal e que são tratados pela abdominoplastia estão gravidez, envelhecimento e oscilações no peso. Para entender o procedimento, preparamos um pequeno guia com informações básicas.
A técnica cirúrgica
A cirurgia consiste em duas incisões. A primeira é feita em formato horizontal, logo acima dos pelos pubianos, até próximo aos quadris e a segunda termina perto do umbigo. A segunda incisão é trazida até próximo da primeira após a junção (sutura) das fibras musculares abdominais, o que garante o tônus ao abdômen.
Feito isso, com o excesso de pele e gordura já removidos, o umbigo é recolocado no lugar correto e as suturas são feitas.
Pós-cirúrgico
Após a cirurgia de abdominoplastia, o paciente fica com dreno por cerca de 48 horas e deve manter a postura curvada de 10 a 15 dias, evitando causar tensão na cicatriz.
Caso sinta dor, pode ser tratado com analgésicos e antiinflamatórios comuns.
Após um mês, as atividades físicas são liberadas. Porém, o uso da cinta deverá estender-se por pelo menos dois meses após a cirurgia.
Resultados esperados após a abdominoplastia
Com a abdominoplastia, espera-se uma silhueta melhor, mais firme e delineada. Porém, é preciso ter paciência para que os resultados apareçam completamente.
É comum haver sensibilidade na região próxima à cicatriz até, aproximadamente, 6 meses depois da cirurgia. Outra informação importante é que as cicatrizes começam a clarear cerca de 2 meses após a cirurgia e depois de 6 meses adquirem um aspecto mais esbranquiçado e começam a ficar mais finas de forma definitiva.
Como na maioria das cirurgias plásticas, o resultado definitivo é atingido depois do 6º mês de cirurgia, período no qual os tecidos diminuem seu edema gradualmente e a cicatriz vai adquirindo sua coloração e textura definitivas.
É importante lembrar que o procedimento é delicado e a decisão de se submeter à cirurgia não deve ser feita pensando em agradar outras pessoas. Se você se interessou pelo procedimento, entre em contato com seu médico para realizar a avaliação do seu caso e tirar suas dúvidas.