Acompanhe as novidades
Saiba mais sobre o procedimento de otoplastia

O procedimento de otoplastia refere-se à cirurgia plástica das orelhas, podendo corresponder a várias técnicas ou podem ou não ser associadas, variando do problema a ser tratado. A má formação das orelhas de nascença, as famosas orelhas de abano, a borda lateral mais distanciada da cabeça, apresentando ser maior. O procedimento de otoplastia corrige essas alterações, diminuindo a distância entre a face posterior da orelha e o couro cabeludo.
Para saber mais sobre o procedimento de otoplastia, continue lendo.
Indicações do procedimento de otoplastia
A correção de orelha melhora a aparência com o procedimento de otoplastia, minimizando as deformidades e assimetrias na sua forma, sendo considerada reparadora e estética.
Indicada para pessoas com incomodo no formato ou tamanho da orelha, baseado na gravidade do caso. A idade ideal para a correção é a partir de 6 anos, quando a orelha já atingiu sua formação completa.
Se o paciente possuir esses tipos de deformações, é indicado para esse tipo de procedimento, sendo variável de importância, mediante o incomodo do paciente, evitando problemas psicológicos.
Técnica cirurgia do procedimento de otoplastia
- É feita a anestesia local com sedação.
- Se inicia com a incisão atrás da orelha, seguindo a dobra natural da pele.
- É retirada do excesso de pele e em seguida é feito o ligamento da cartilagem, para deixa-la mais flexível.
- Em alguns casos, poderá ser feita a retirada de cartilagem para a diminuição da orelha.
- Em seguida são feitos pontos de fixação para manter a nova anatomia e realizando o fechamento da pele.
Em média a cirurgia do procedimento de otoplastia tem 1 hora de duração. Deve -se evitar qualquer tipo de trauma às orelhas, inclusive dormir sobre ela por 3 semanas. É necessário usar uma bandagem elástica que protege e mantém a orelha imobilizada junta à cabeça por 1 mês e meio.
Para realizar esse e outros procedimentos, conte com o Dr Petrônio Fleury e garanta resultados satisfatórios.