Acompanhe as novidades
Tenho a orelha tampada, a otoplastia ajudar a ouvir melhor?
A orelha é uma parte do corpo humano bastante delicada. Algumas pessoas nascem com o órgão apresentando anomalias em seu tamanho e curvatura, outras com o mesmo tampado pela malformação da cartilagem.
Neste primeiro caso, uma cirurgia de otoplastia pode resolver facilmente, garantindo a aparência desejada. Já no segundo, ocorre de algumas orelhas acabarem sendo totalmente fechadas, o que realmente faz com que a pessoa perca parte da sua audição, por conta da malformação da pele.
A condição afeta cerca de 5% da população brasileira, conforme dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBPC). No entanto, a maioria se refere à “orelha de abano”. Pouquíssimas pessoas possuem a orelha completamente fechada por conta da deformação da cartilagem. Contudo, esses problemas geram consequências psicológicas e sociais, que devem ser tratadas como uma questão de saúde pública.
Nesse caso, a otoplastia pode ajudar a ouvir melhor?
Apesar de a otoplastia não ter relação direta com o aparelho auditivo, ela pode contribuir em alguns casos específicos. Afinal, um indivíduo que possui sua orelha tampada pela cartilagem ou a própria pele pode ter o canal auditivo prejudicado. Não há como entrar o som naturalmente, havendo diminuição da porcentagem do que se ouve.
Se no caso dessa deformação, a consequência for resultante em uma cirurgia de otoplastia, com toda certeza será possível ouvir melhor. Afinal, o canal auditivo terá passagem novamente para o som, assim como a ventilação.
Otoplastia x Trompa de Eustáquio
Vale ressaltar que a trompa de Eustáquio, nada tem haver com a cirurgia de otoplastia. Para o caso de entupimento, por conta de sujeira ou outro tipo de acontecimento, é possível fazer limpezas em um atendimento médico especializado.
Nesse caso, os procedimentos são completamente distintos de uma cirurgia plástica para a correção da aparência da orelha.
O que é Otoplastia?
A otoplastia é toda cirurgia plástica realizada em orelhas. O objetivo deste procedimento médico é aprimorar a formação da orelha, em termos de posição ou proporção. Desta maneira, é errôneo afirmar que o procedimento seja apenas a cirurgia de correção da orelha de abano.
Sendo assim, a otoplastia utiliza técnicas para a correção de defeitos congênitos. Portanto, o procedimento corrige malformações como:
- Ausência de parte da orelha desde o nascimento;
- Excesso de pele da orelha – como os resultantes de traumas locais;
- Excesso de pele da orelha – como de nascença.
Conheça como é o passo a passo da cirurgia de Otoplastia!
Quando devo fazer uma cirurgia de otoplastia?
Esse procedimento pode ser realizado quando o paciente reconhece a necessidade de realizar o processo operatório. Contudo, em casos de deformação, como no caso da orelha tampada, esse procedimento pode ter uma urgência maior para o paciente.
É recomendável que o médico e um psicólogo sejam consultados em caso de receio de se fazer o procedimento. No caso de o paciente ser criança, a intervenção é permitida a partir dos sete anos.
Tire suas dúvidas sobre o procedimento. Entre em contato conosco pelo site ou por meio do whatsapp.