
Ginecomastia

Indicação:
A ginecomastia é o aumento benigno das mamas nos homens e suas causas podem estar relacionadas a desequilíbrios hormonais causados por medicação, como a espironolactona (usada no tratamento da hipertensão arterial) e os benzodiazepínicos (remédios psicoativos), problemas no fígado e na tireoide.
A cirurgia de ginecomastia é indicada para homens acima dos 18 anos que não chegaram ao resultado desejado com o tratamento clínico ou apresentam desconforto psíquico em função da ginecomastia.
Tipo de Anestesia:
Anestesia local e sedação
Técnica Cirúrgica:
As incisões realizadas na cirurgia de ginecomastia podem variar de acordo com o grau. Geralmente, o tratamento pode ser realizado somente com a lipoaspiração e por isso são feitos dois furinhos abaixo de cada mama, podendo haver um terceiro em cada axila. Porém, caso seja necessária a retirada de glândula remanescente ao final da cirurgia, pode-se fazer uma incisão do tipo “Webster” na aréola por onde se retira a pequena glândula. Nos casos mais avançados da disfunção, outros tipos de incisões podem ser indicados, como o “T” invertido ou uma incisão combinada no sulco e ao redor da aréola.
Tempo de Internação:
Normalmente, a alta ocorre 6 horas após a cirurgia. Em casos mais raros, o tempo de internação deve ser de 24 horas.
Tempo da Cirurgia:
Cerca de 1 hora.
Pós-operatório:
É necessário o uso de drenos com incisão no local da cirurgia por cerca de três dias. Além disso, depois da cirurgia são necessárias, em média, duas semanas para voltar à movimentação normal.
O paciente deve usar um colete elástico por cerca de 30 a 45 dias, a fim de melhorar a aderência da pele ao tórax. O colete deve ser retirado apenas para o banho, que deve ser feito um dia após a cirurgia. Os exercícios físicos devem ser retomados 30 dias após a retirada do colete cirúrgico e o tabagismo deve ser evitado, pelo menos, durante 15 dias após a cirurgia.
O paciente também deve tomar antibiótico com o objetivo de evitar infecções e medicação analgésica e anti-inflamatória, principalmente se for realizada a lipoaspiração, que costuma ter pós-operatório mais doloroso.
Possíveis complicações
Complicações no procedimento de ginecomastia são muito raras, mas é possível alertar sobre:
• Ocorrência de seromas e hematomas;
• Má cicatrização;
• Alteração da sensibilidade na área operada;
• Trombose venosa;
• Complicações anestésicas.
O resultado final da ginecomastia, como em todas as cirurgias estéticas, vai depender da reação do organismo da(o) paciente e do zelo com as indicações do pré e pós-operatório.
Recomendações pré-operatórias
Os hábitos de vida e cuidados do paciente antes da operação são fatores decisivos para todo resultado cirúrgico. Confira as recomendações mais importantes:
• Faça jejum de no mínimo 8 horas antes da cirurgia, incluindo água, evitando bebidas e refeições em exagero nos dias que precederem o procedimento;
• O tabagismo deve ser suspenso 30 dias antes da cirurgia;
• Comunique alterações de estado de saúde e uso de medicamentos na véspera da cirurgia;
• Não use esmalte de cor escura no dia da cirurgia e evite usar joias, bijuterias e relógios;
• Compareça à cirurgia com um acompanhante.
Resultado Definitivo:
Os resultados da cirurgia de ginecomastia dependem de muitos fatores individuais, porém é comum que as mamas fiquem com aspecto satisfatório e com cicatrizes discretas. O resultado definitivo pode ser visto entre seis meses e um ano após a cirurgia.
Compartilhe: