Acompanhe as novidades
Conheça o procedimento de dermoabrasão
O procedimento de dermoabrasão, também conhecido como peeling mecânico, se caracteriza como um dos métodos mais antigos de rejuvenescimento facial. O tratamento agride as camadas da pele de forma controlada para correção de cicatrizes, marcas de acne e asperezas. A esfoliação pode ser feita manualmente ou mecanicamente, com a ajuda de aparelhos como pequenas lixadeiras de alta rotação.
Indicações
O procedimento de dermoabrasão é indicado principalmente para a correção de irregularidades e depressões faciais. Seu uso está frequentemente ligado ao tratamento de cicatrizes de acne, correções de bordas elevadas ocasionadas por processos cirúrgicos e tratamento de manchas solares.
Além de auxiliar em correções faciais, o procedimento de dermoabrasão também é usado em outras alterações na pele, como tratamentos de estrias, cicatrizes de acidentes e cirurgias prévias, manchas de idade e degenerações pré-cancerosa.
Como é feito o procedimento de dermoabrasão
O procedimento não cirúrgico dura cerca de uma hora e meia, variando de acordo com a extensão da pele envolvida. A área onde será feito o procedimento é limpa com antissépticos e então a anestesia local é aplicada. Em casos mais severos, pode ser dada anestesia geral.
A esfoliação pode ser realizada mais de uma vez e consiste na raspagem da camada mais superficial da pele com uma escova metálica áspera ou outro instrumento que contenha partículas de diamante. O procedimento acaba quando a raspagem alcança o nível máximo e seguro da pele, deixando as cicatrizes menos visíveis.
Riscos e recuperação
Nos dias ou meses após o procedimento de dermoabrasão, a pigmentação da pele pode sofrer mudanças, como o escurecimento quando há exposição ao sol. Para evitar que isso ocorra, é indicado seguir as restrições médicas e utilizar filtros químicos e físicos após o procedimento.
Na maioria dos casos ocorre vermelhidão, inchaço na pele e formação de crostas nas áreas trabalhadas, que podem persistir por algumas semanas.
Pós-operatório
- A cicatrização total da pele pode ocorrer entre 10 dias a 3 meses.
- Compressas especiais e aplicação de emolientes ajudam a acelerar a recuperação da pele.
- A aparência retorna ao normal por volta de 8 a 12 semanas.
- A utilização de protetor solar deve ser feita diariamente durante 3 a 6 meses, além de evitar exposição excessiva ao sol.
- Evitar atividades físicas por pelo menos duas semanas.
- Até a vermelhidão cessar, maquiagem antialérgica poderá auxiliar na recuperação.
O procedimento de dermoabrasão é um processo não cirúrgico que deve ser realizado por profissionais habilitados. Saiba mais sobre o tratamento acesse nosso site e marque uma consulta com o Dr. Fleury.