
Mentoplastia

Indicação:
A mentoplastia é a cirurgia plástica do queixo e pode ser para aumentar ou reduzir essa área.
O queixo constitui um dos principais pontos de referência no estudo estético da face. Por isso, o queixo ideal deve observar o posicionamento dentro de certos limites estéticos, fazendo um conjunto harmônico juntamente com outros setores, como o nariz, olhos e boca.
Esse procedimento raramente é pedido no consultório, pois poucos pacientes reconhecem a falta de queixo em si mesmos e frequentemente culpam o nariz pela desarmonia do perfil e da forma do rosto.
O resultado é a quebra do perfil convexo que grande parte dos pacientes que tem pouco queixo apresentam, o alongamento da região entre o queixo e o pescoço e o avançamento do lábio inferior, que permite o melhor fechamento dos lábios.
Tipo de anestesia:
Anestesia local e sedação ou anestesia geral, dependendo do tipo do procedimento.
Técnica cirúrgica:
A mentoplastia consiste no aumento do queixo pela colocação de um pequeno implante de silicone. A colocação é feita pela boca, na junção do lábio inferior com a gengiva, e o implante é posicionado sobre o osso, projetando a parte macia do queixo para frente até o plano do lábio superior. Desta forma, não há cicatrizes aparentes.
Tempo de cirurgia:
De 40 minutos a uma hora.
Tempo de internação:
No caso da mentoplastia de aumento com prótese, a alta acontece no mesmo dia, cerca de 6 horas após a cirurgia.
No caso da mentoplastia de aumento com avanço do osso, a alta acontece no dia seguinte à cirurgia.
Pós-operatório:
Evite comer comidas duras ou muito quentes e fazer exercícios por 21 dias. Mantenha boa higiene da boca, sem mexer na cicatriz, com uso de antissépticos orais. Além disso, não durma apoiando no queixo e evite traumas por 2 meses.
Os pontos são absorvidos pelo organismo e o paciente permanece com um curativo local por cerca de 1 semana. O retorno ao trabalho pode ser imediato.
Possíveis complicações
Algumas possíveis complicações possíveis no procedimento de mentoplastia:
• Ocorrência de infecção, hemorragia e hematomas;
• Deformação do queixo;
• Perda da sensibilidade ou paralisia dos músculos do queixo;
• Alteração na posição do implante;
• Problemas anestésicos.
O resultado final da mentoplastia, como em todas as cirurgias estéticas, vai depender da reação do organismo da(o) paciente e do zelo com as indicações do pré e pós-operatório.
Recomendações pré-operatórias
• Jejum de no mínimo 8 horas antes da cirurgia, incluindo água, evitando bebidas e refeições em exagero nos dias que precederem o procedimento;
• O tabagismo deve ser suspenso 15 dias antes da cirurgia;
• Comunique alterações de estado de saúde na véspera da cirurgia;
• Não use esmalte de cor escura no dia da cirurgia e evite usar joias, bijuterias e relógios;
• Compareça à cirurgia com um acompanhante.
Resultado definitivo:
Após a cirurgia, a mudança já é evidente. O inchaço permanece no primeiro mês, mas o resultado definitivo demora cerca de 6 meses.
Compartilhe: