
Plástica do ex-obeso

Indicação:
A plástica do ex-obeso melhora a forma e o tônus do tecido que sustenta gordura e pele e remove o excesso de gordura e de flacidez. Esse procedimento é procurado por pacientes sujeitos a tratamento para redução de peso, que costumam apresentar excesso de pele em determinadas regiões, como braços, coxas, mamas e abdômen.
A cirurgia reparadora é indicada após o período de emagrecimento e tratamentos nutricionais complementares, sendo considerada um tratamento complementar. Os procedimentos necessários devem ser definidos juntamente com médico, que pode recomendar:
- Lifting da parte inferior do corpo: Corrige a flacidez do abdômen, nádegas, virilha e culotes;
- Elevação da mama: Corrige a flacidez e seios caídos;
- Lifting de braço: Corrige a flacidez dos braços;
- Lifting de coxa: Corrige a flacidez da coxa.
Tipo de anestesia:
Sedação intravenosa ou anestesia geral, dependendo de cada paciente e dos procedimentos que serão realizados.
Técnica cirúrgica:
Body lift
O lifting completo da parte inferior do corpo trata nádegas flácidas, abdômen, cintura, quadris e a parte lateral da coxa em um ou vários procedimentos. Os tipos de incisão podem variar e incluir uma incisão em torno do corpo para remover o “cinto” de excesso de pele e de gordura.
Pexia da mama
O padrão de incisão para remoção da flacidez dos seios da mulher é determinado com base na quantidade de pele em excesso a ser removida.
Os procedimentos podem incluir uma incisão ou uma combinação de incisões com padrão circular em volta do mamilo, em uma linha que se estende a partir da aréola ao sulco da mama e, horizontalmente, ao longo do sulco da mama. O implante de mama também é recomendado para melhorar a forma e o tamanho da mama.
Lifting de braço
É feita uma incisão na área das axilas, estendendo-se até a parte interna ou de trás da parte superior do braço, podendo ser necessárias incisões adicionais onde houver excesso de pele.
Lifting de coxa
A remodelação dos contornos das coxas é feita por meio de incisões na virilha que podem se estender até o joelho, ao longo da parte interna da coxa.
Já para o contorno da parte externa da coxa pode ser necessário fazer uma incisão diferente, através da qual o cirurgião plástico irá definir os tecidos, objetivando contornos mais suaves.
Possíveis complicações
As possíveis complicações mais comuns nesse procedimento são hematomas e inchaço, que, geralmente, não comprometem o resultado final da cirurgia. As complicações mais raras são:
• Rompimento de suturas;
• Dormência ou perda da sensibilidade da pele;
• Má cicatrização;
• Despigmentação da pele;
• Seroma;
• Complicações anestésicas.
O resultado final da plástica do ex-obeso, como em todas as cirurgias estéticas, vai depender da reação do organismo da(o) paciente e do zelo com as indicações do pré e pós-operatório.
Recomendações pré-operatórias
Os hábitos de vida e cuidados do paciente antes da operação são fatores decisivos para todo resultado cirúrgico. Confira as recomendações mais importantes:
• Faça jejum de no mínimo 8 horas antes da cirurgia, incluindo água, evitando bebidas e refeições em exagero nos dias que precederem o procedimento;
• Faça a correta hidratação da pele nos dias que antecedem a cirurgia, tendo em vista que a mesma deve estar bem elástica para melhor receber o procedimento;
• O tabagismo deve ser suspenso 30 dias antes da cirurgia;
• Comunique alterações de estado de saúde e uso de medicamentos na véspera da cirurgia;
• Não use esmalte de cor escura no dia da cirurgia e evite usar joias, bijuterias e relógios;
• Compareça à cirurgia com um acompanhante.
Resultado definitivo:
O resultado depende da manutenção do peso estável e da boa forma, do tipo de pele e de características hereditárias. Após a cirurgia plástica do ex-obeso é possível perceber os resultados quase imediatamente, mas os resultados definitivos podem levar de 1 a 2 anos para aparecer.
Compartilhe: