
Trauma da Face

Indicação:
O trauma da face é mais comum entre pessoas mais jovens e as principais causas das fraturas e ferimentos são acidentes automobilísticos, agressões, quedas e traumas esportivos. Essas fraturas podem comprometer ossos faciais, pele, gordura, músculos e nervos, provocando grandes assimetrias na face.
A cirurgia para correção de trauma da face é indicada para pessoas que tenham sofrido algum trauma ou acidente e tem o objetivo de corrigir destruições ósseas e fraturas.
Tipo de Anestesia:
Anestesia local ou geral, dependendo de cada paciente e do tipo de trauma.
Técnica Cirúrgica:
Primeiro são tratadas possíveis lesões vitais e depois parte-se para o tratamento dos ferimentos e fraturas.
No caso de ferimentos na pele, aplica-se anestesia local e é feita a limpeza exaustiva da lesão e sutura nas primeiras horas após o trauma.
Já as fraturas devem ser tratadas sob anestesia geral e o procedimento consiste na restauração dos ossos quebrados utilizando, geralmente, fixação com mini ou microplacas e parafusos de titânio.
Tempo de Internação:
O tempo de internação será determinado de acordo com a gravidade dos ferimentos.
Pós-operatório:
Após a cirurgia de trauma da face é normal que o paciente apresente bastante inchaço e hematomas nas áreas afetadas, que sumirão após algumas semanas.
Possíveis complicações
As possíveis complicações da cirurgia para correção de trauma da face são:
• Hematomas;
• Má cicatrização;
• Obstrução nasal;
• Infecção.
O resultado final da cirurgia para correção de trauma da face, como em todas as cirurgias estéticas, vai depender da reação do organismo da(o) paciente e do zelo com as indicações do pré e pós-operatório.
Recomendações pré-operatórias
Os hábitos de vida e cuidados do paciente antes da operação são fatores decisivos para todo resultado cirúrgico. Confira as recomendações mais importantes:
• Faça jejum de no mínimo 8 horas antes da cirurgia, incluindo água, evitando bebidas e refeições em exagero nos dias que precederem o procedimento;
• O tabagismo deve ser suspenso 30 dias antes da cirurgia;
• Comunique alterações de estado de saúde e uso de medicamentos na véspera da cirurgia;
• Não use esmalte de cor escura no dia da cirurgia e evite usar joias, bijuterias e relógios;
• Compareça à cirurgia com um acompanhante.
Compartilhe: